Telecinésia

A telecinésia é a alegada capacidade de mover fisicamente um objeto com a força psíquica (da mente), fazendo-o levitar, mover-se ou apenas ser abalado pela mente. Tal poder está agrupado na paranormalidade. A telecinese, telecinésia, telecinesia ou telecinética, é também conhecida como TK.

A palavra telecinese origina das palavras grega tele e kinese, que significam "mover à distância".

Há muita polêmica sobre o assunto, havendo quem defenda a existência de tais poderes e quem afirme que não há evidências disso. Os que concordam com a existência de tal fenômeno dizem que conheceram pessoas assim, costumam dizer que se trata de parapsicologia ou manifestações naturais.

A idéia da telecinésia, vista pelos TKs, é de que tudo no mundo é feito da mesma coisa: energia. Os átomos são feitos de energia e, conseqüentemente, nós somos energia. Por isso podemos controlar objetos pela livre vontade, temos que interagir com a energia do meio ao nosso redor, e interagimos com a energia que o objeto possui.

Durante a evolução humana, em um certo momento, começamos a interagir com o meio, e sem querer, estávamos evoluindo e desenvolvendo o poder de controlar a energia. Porém, por algum motivo, deixamos de utilizar essa habilidade, mas ela está conosco desde então, apenas "adormecida". Talvez os primeiros TKs da história humana pensaram que a telecinésia era muito complicada, afinal só precisam caçar e se reproduzir, talvez pensavam que a telecinésia não era útil, que os braços e pernas poderiam fazer um trabalho mais preciso, e deixaram-na adormecida. Só se atingirmos a aura violeta conseguiremos ser telecineticos.

"Só se atingirmos a aura violeta conseguiremos ser telecineticos." me disseram isso mais não acredito muito nisso não, pra mim acho que qualquer aura consegue.

A telecinésia é bastante ressaltada em histórias de ficção, principalmente nos quadrinhos e na televisão. O poder é um dos preferidos pelos autores, que já deram essas atribuições a muitos seres animados. Bons exemplos são a mutante Jean Grey de X-Men, Ravena (DC Comics) de Os Jovens Titâs,Prue do seriado Charmed, Maria, Samira, Tatiana Montinegro, Cris, Telê, Juno e Gaspar de Caminhos do Coraçao e de Os mutantes que a mesma coisa né (a novela da TV Record exibida entre 2007 e 2008). O seriado As Visoes da Raven que em sua primeira temporada mostra pessoas com dons paranormais, assim como Raven, que prevê o futuro; a técnica dos Jedi para pegar seus sabres de luz quando estão distantes também é telecinética. Sylar e Peter Petrelli, da série Heroes, no filme americano Os Seis Signos da Luz, em outro filme de 1996 cujo o nome é Thwomp, que conta a história de uma menina que é maltratada pelos pais e descobre seus poderes e na serie Sonic The Hedgehod onde o personagem Silver pode utilizar a telecinésia. E muitos outros personagens de diversas obras ficcionais também são telecinéticos.